Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Planeta Azul

Mantenhamos a beleza do nosso Planeta Terra. Temos de o proteger

Planeta Azul

Mantenhamos a beleza do nosso Planeta Terra. Temos de o proteger

Lince.jpg 

Planeta Azul - Na Rota do Lince Ibérico

A beleza do Lince Ibérico. Foto tirada da Wikipédia atribuída ao "Programa de Conservación Ex-Situ del Lince Ibérico


Depois? Bem, depois ... vamos caminhando!


O Cantinho do Ventor
Caminhando por aí
Ventor e a África
Observar o Passado
Adrão e o Ventor
A Grande Caminhada
A Arrelia do Quico
Os Amigos do Quico
Fotoblog do Quico
Fotoblog do Ventor
Coisas Lindas do Ventor
Rádio Ventor
Pilantras com o Ventor
Fotoblog do Pilantras
Montanhas Lindas
Os Filhos do Sol
As Belezas do Ventor
Ventor entre as Flores

26.04.16

Maravilhas do Planeta Azul


Ventor

No nosso planeta existem maravilhas que nem todos podem ou sabem apreciar. No dia que elas desaparecerem, o nosso planeta deixará de ser azul. Por isso, eu continuo a direccionar as minhas caminhadas para locais onde possa continuar a apreciar tudo, ou quase, do que apreciei nos meus tempos de criança.

 

 

DSC02067.jpg

 

 Eu assobiei e ela apareceu! E disse logo: «só tu é que andarias num rio destes a assobiar, Ventor»! Foi na ribeira de Barcarena

 

Daí, eu procurar as cobras d'água, as toupeiras d'água (que nunca encontro), os melros d'água (que em cerca de 50 anos só vi um em Ponte da Barca), os guarda-rios (que ultimamente tenho encontrado) e muitos outros animais. Continuo à procura de rios limpos de matos e silvas, apesar de tudo ter melhorado um pouco. E, continuo à procura do milho-rei!

 

DSC02059.jpg

 

Uma carricinha trouxe-me a libelinha, que resolveu ir à horta e a libelinha trouxe-me a cobra, embora esta me tivesse dito que veio ao assobio. «Ouvi assobiar e convenci-me que só podias ser o Ventor»

 

Lembrei-me de quando era pequeno, o meu irmão apanhar uma cobra d'água no rio de Adrão e trazê-la na mão para me pregar um susto. Eu ouvi a galhofa dele e de um dos seus companheiros de caminhada: "vais ver o gajo ficar todo borrado"! Quando me apercebi do que era, só disse: «anda cá com ela que faço dela um cavalo marinho e ficas todo listado. Foi a correr, todo borradinho, levar a cobra para o rio. Nesse tempo eu matava tudo que fosse cobra. Ele terá pensado: "o gajo dá cabo de mim e mata a cobra"! Hoje, comigo, todos os bichos se safam.

 

DSC02081.jpg

 

Flor do marmeleiro a enfeitar a ribeira de Barcarena, olhando-a de cima para baixo

 

Mas, nas margens da ribeira de Barcarena, para além das cobras d'água, de libelinhas, dos tira-olhos, de patos-reais e outros, de galinhas d'água, e de muitos passarinhos, há também, muitas flores, entre outras, as de pessegueiro, de marmeleiro e muitas mais.



Eu quero ser eterno companheiro do Ventor na nossa Grande Caminhada